Medição de pH em Líquidos pelo Método Eletrométrico
(Certificado de Acreditação nº AP-2654)
Inscrições
Clique no link abaixo e faça download do seu formulário de Inscrição:
Preencha todos os campos de forma correta, revise caso necessário.
Envie o Formulário preenchido para contato@qualabor.com.br
O Assunto do E-mail DEVE conter o nome do PEP + Nome da empresa (Exemplo: Medição de pH pelo Método Eletrométrico - Empresa)
Telefone: +55 (41) 4106-8010
Whatsapp: +55 (41) 99799-1298
Objetivos
Este programa de avaliação de proficiência tem como principais objetivos a confirmação do desempenho competente do laboratório e indicações de possibilidades de melhorias para o ensaio de Medição de pH em Líquidos pelo Método Eletrométrico aplicado a itens que são submetidos a este tipo de ensaio.
Descrição
O Programa de Ensaio de Proficiência (PEP) em Medição de pH em Líquidos pelo Método Eletrométrico consiste na determinação do pH de uma solução líquida (água, amônia, leite, etc). Sendo elegível para participar qualquer laboratório acreditado ou em processo de acreditação.
O participante deve proceder como em sua rotina prática, o laboratório receberá a amostra e o ensaio será feito em triplicada, os resultados, média e incerteza das triplicadas deverão ser informados a Qualabor.
Para este ensaio quantitativo a Qualabor utilizará o método do Erro Normalizado com valor de referência. O valor designado é obtido pelo Material de Referência Certificado reconhecido.
Este programa, além de ter o objetivo de atender os requisitos de garantia de validade dos resultados pela avaliação de proficiência do laboratório, é uma ferramenta para validação da incerteza de medição do laboratório para este ensaio, pois o método do Erro Normalizado avalia esta condição.
As atividades da Qualabor como provedor de ensaio de proficiência são realizadas com imparcialidade, estruturadas e geridas para garantir tal característica. A Qualabor garante que a identidade dos participantes de cada programa é confidencial e somente conhecida pelos envolvidos em sua operação, tornando-se pública somente caso o participante negar sua confidencialidade. A Qualabor também garante que toda informação fornecida pelos participantes será tratada como confidencial.
A Qualabor também garante que quaisquer tensões comerciais, financeiras ou de outras naturezas, não comprometerão a imparcialidade do provedor. Isto é garantido pelo "acknowledgment and agreement term" (termo de reconhecimento e concordância, em tradução livre) assinado pelos colaboradores da Qualabor que afetam a qualidade do programa de proficiência.
Cronograma
Ação | Descrição | 2025* |
Inscrições | A inscrição é realizada em formulário específico presente na aba "Faça sua Inscrição" | Abertas |
Confirmação do PEP | Assim que o número mínimo de participantes for atingido, o programa é confirmado | Janeiro |
Distribuição das amostras/ensaios | A(s) amostra(s) do programa será(ão) enviada(s) aos participantes de forma sequencial ou simultânea de acordo com o PEP | Março a Abril |
Relatório Final | Relatório Final | Maio |
* Este cronograma poderá ser modificado antes da confirmação da rodada por necessidade da QUALABOR, dos clientes ou de órgãos reguladores.
Investimento
- Investimento*: R$ 1.340,00 por inscrição.
(*) Este valor é válido para empresas que estão no território nacional.
- Forma de Pagamento: Via boleto bancário.
Para mais informações:
E-mail: contato@qualabor.com.br
Telefone: +55 (41) 4106-8010
Whatsapp: +55 (41) 99799-1298
Acreditação
A Qualabor é acreditada como provedor de ensaios de proficiência (Certificate Number: AP-2654, ANSI National Accreditation Board - USA) na norma ISO/IEC 17043 para este programa.
Esta acreditação atende os requisitos da CGCRE (INMETRO) e de outros acreditadores através dos acordos de reconhecimento mútuo internacionais ILAC, IAF, IAAC, APLAC.
Normas de Referência
O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da Qualabor é implementado e efetivamente sustentado pela ISO/IEC 17043.
EPTIS
O EPTIS é uma base de dados estabelecida em 2000, na Europa, reunindo inicialmente provedores de ensaios de proficiência de 16 países da região. Desde então os Coordenadores do EPTIS tem procurado ampliar seu campo de atuação para outros países e regiões, iniciativa esta que conta com o apoio de importantes instituições internacionais representativas dos laboratórios de ensaios e calibração, bem como da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e outras cooperações de acreditação.
Com o objetivo de facilitar o acesso a informações sobre ensaios de proficiência, em 2006 a Cooperação Interamericana de Acreditação (IAAC) passou a integrar o banco de dados EPTIS sobre provedores de ensaios de proficiência (www.eptis.bam.de). Por meio de um projeto da IAAC, financiado com recursos do Physikalisch-Technische Bundesanstalt (PTB) e liderado pelo Subcomitê de Laboratórios da IAAC, presidido pela Coordenação Geral de Credenciamento (Cgcre) do Inmetro, os provedores de ensaios de proficiência do Canadá, Caribe, América Central e da América do Sul podem ser cadastrados ao EPTIS facilitando aos laboratórios o acesso a informações sobre os programas disponíveis na região.
Fonte: INMETRO
Seguindo este objetivo, a QUALABOR cadastra todos os seus programas concluídos na base de dados doEPTIS (European Proficiency Testing Information System), informando suas características técnicas a quem possuir interesse.
Em caso de queixas ou recursos do resultado de algum programa de ensaio de proficiência o participante deverá seguir os passos abaixo:
- Deverá mandar um e-mail para a Qualabor com sua queixa ou recurso pelo endereço pep@qualabor.com.br;
- O participante será notificado assim que o e-mail for recebido pela Qualabor, podendo ser solicitadas maiores informações quanto ao progresso do pedido quando necessário;
- A queixa ou recurso será avaliada pela Qualabor e quaisquer correções ou ações corretivas necessárias serão decididas e implementadas;
- Após a avaliação e implementação, um colaborador autorizado da Qualabor que não esteja envolvido anteriormente no processo mandará uma resposta ao participante;
- O participante poderá contestar a decisão se não satisfatória.
V.13