Programas de Ensaio de Proficiência
O Programa de Ensaio de Proficiência (PEP) é uma avaliação do desempenho do participante contra critérios pré-estabelecidos por meio de organização, desempenho e avaliação de medições ou ensaios nos mesmos itens ou em itens similares, por dois ou mais laboratórios, conforme as condições predeterminadas.
A empresa inscrita receberá um certificado de inscrição e o relatório final para ser utilizado quando pertinente.
A atuação da QUALABOR como provedor de Programas de Ensaio de Proficiência, atende às normas específicas, aplicando os requisitos da ISO/IEC 17043 e realizando o cadastro do programa no EPTIS.
O PEP é uma das formas de evidenciar a garantia da qualidade dos resultados de ensaios e calibrações. Além de:
Comparar os procedimentos, determina a precisão e exatidão dos métodos, para o aumento da confiança nos resultados dos ensaios.
Contribuir para a melhoria contínua das técnicas de execução do ensaio.
Atender às necessidades das normas para Laboratórios/Organismos de Inspeção acreditados ou em fase de acreditação.
Determinar e gerar melhorias no desempenho do ensaio.
Avaliar a eficácia das ações corretivas de participações anteriores em programas similares com resultados Questionáveis e Insatisfatórios.
Gerar confiança na equipe do Laboratório/Organismo de Inspeção e no usuário final que utiliza destes serviços.
Os Programas de Ensaio de Proficiência que a QUALABOR oferece, em termos gerais, dividem-se nas seguintes etapas:
1. Confirmação da Inscrição: as inscrições são realizadas por e-mail e após a confirmação do programa (número mínimo de participantes) será enviado um comunicado via e-mail e boleto para pagamento.
2. Agendamento: a QUALABOR entrará em contato com cada participante para definição da data para a realização do ensaio referente ao programa de participação.
3. Realização do Ensaio: a realização do ensaio e o envio dos resultados do mesmo, devem seguir as orientações contidas no Manual de Instruções do programa.
4. Devolução da Amostra (quando necessário): após a conclusão do ensaio a amostra deverá ser enviada para o endereço informado, via correios na modalidade SEDEX ou método similar aprovado pela QUALABOR com a responsabilidade e custos por conta do próprio participante.
5. Recurso: o participante receberá um relatório preliminar ao final do cronograma de ensaios, caso seja constatada alguma informação inconsistente o mesmo terá um prazo para contestação, esta será avaliada pela QUALABOR e, se for o caso, será realizada a correção para a emissão do relatório final.
6. Relatório Final: após a análise dos recursos e alterações no relatório preliminar caso necessário, o participante receberá o relatório final.
V.01